sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SALVADOR: LIDICE PARTICIPA DA POSSE DE JOÃO UBALDO RIBEIRO.



A Senadora Lídice da Mata (PSB) participou na quinta-feira (22) na Academia de Letras da Bahia, da posse do escritor João Ubaldo Ribeiro na cadeira de número nove. A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas o governador Jaques Wagner, intelectuais, jornalistas e amigos. Bastante emocionado Ubaldo classificou o momento como especial: “um reconhecimento da minha terra. É uma festa, uma emoção de ficar contente”, acrescentou.
Para a Senadora Lidice da Mata, a posse de João Ubaldo na ALB é uma demonstração de reverência e de homenagem ao seu Estado natal, já que ele é membro da Academia Brasileira de Letras há muitos anos. “Ele vai, portanto, digamos assim, submeter-se a participar de uma Academia menor, em comparação com a Academia Brasileira de Letras, para contribuir com os acadêmicos do seu Estado.”, acrescentou.
 
João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, baiano de Itaparica, onde nasceu em 1941, é formado em Direito. No início dos anos 60 escreveu a coluna ‘Satyricon’ no Jornal da Bahia. Em 2008, ganhou o Prêmio Camões, maior premiação da língua portuguesa.
O escritor produziu obras de grande repercussão, como ‘Viva o Povo Brasileiro’, ‘Sargento Getúlio’, ‘O Sorriso do Lagarto’ e ‘A Casa dos Budas Ditosos’, que causou polêmica. Também compôs roteiros para a televisão brasileira, adaptando algumas das suas obras para a TV e o cinema. Fluente em diversos idiomas, ele mesmo se encarrega de realizar a tradução da sua produção literária para o inglês.