domingo, 4 de novembro de 2012

COMISSÃO DA VERDADE VAI INVESTIGAR MORTE DE ANÍSIO TEIXEIRA

 
Circunstâncias da morte de Anísio Teixeira serão investigadas pela Comissão da Verdade
 
A morte do educador Anísio Teixeira em 1971, no Rio de Janeiro, é tema de uma audiência pública que a Comissões Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão da Verdade da Universidade de Brasília (UnB) promovem terça-feira (6), em Brasília. As duas comissões vão analisar as circunstâncias da morte de Teixeira, ex-reitor da UnB, que foi cassado pelo golpe militar de 1964.
 
 Participarão da audiência o coordenador da CNV, Cláudio Fonteles, e os demais membros da comissão. A ideia é sensibilizar a sociedade em busca da verdade sobre os impactos do regime militar na educação do país. A estimativa é que, apenas entre estudantes e professores universitários, cerca de 300 pessoas morreram ou desapareceram durante a ditadura (1964-1985), além daqueles que foram monitorados e perseguidos.
 
Reitores de 81 universidades contribuem com as investigações sobre o tema. O assunto deve fazer parte da reunião desta segunda (5) da Comissão Nacional da Verdade, em Brasília. A reunião deve durar todo o dia e engloba uma série de temas desde a missão no Pará.