quarta-feira, 28 de março de 2012

BRASILIA: LIDICE PEDE SOCORRO PARA A CHAPADA DIAMANTINA


A Senadora Lídice da Mata fez um apelo às autoridades ambientais para intensificar o combate ao fogo que consome a vegetação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, situado a 450km de Salvador. Lídice alertou para a necessidade de contratação de mais brigadistas por parte do ICM-Bio e de uma atuação mais enérgica da Polícia Ambiental e da Promotoria do Meio Ambiente para investigar e punir eventuais responsáveis por incêndios criminosos praticados na área de 152 mil hecatres do Parque.

"Quero alertar e apelar para a sensibilidade das autoridades ambientais para a investigação e posteiror punição aos causadores destes incêndios", declarou Lídice. A senadora enalteceu a disposição dos governos federal e estadual, que disponibilizaram duas aeronaves e um helicóptero para auxiliar no combate aos incêndios, mas pediu ao Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICM-Bio) urgência na contratação de profissionais capacitados para a empreitada, visto que restam apenas cinco dos 40 que foram contratados no período crítico da seca, entre agosto e setembro.

"A informação que nos chega é que três dos seis focos foram controlados. Controlados, mas não extintos, porque infelizmente, com a seca extemporânea que atinge toda a Chapada Diamantina, novos focos de incêndio podem surgir a qualquer momento", ponderou.

Para Lídice, o estrago causado só não foi maior graças à intervenção de brigadistas voluntários. "Verdadeiros heróis que arriscam suas vidas para proteger suas famílias e comunidades das chamas. Neste final de semana, por exemplo, um grupo de 40 abnegados do Vale do Capão revezou-se noite e dia para debelar um incêndio que consumiu uma faixa de 4 quilômetros e meio da Serra do Candombá", revelou.

"Um dado que aumenta a preocupação é que neste momento a Chapada Diamantina deveria estar registrando o período das chuvas, das grandes floradas. Mas há três meses não cai uma gota d'água e em alguns municípios a estiagem já se prolonga há um ano", disse Lídice, que contabiliza mais de 100 municípios baianos que já decretaram estado de emergência por causa da estiagem.

A senadora lembrou ainda que na última semana acompanhou uma comitiva de prefeitos baianos em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, de quem receberam a promessa de liberação de recursos via Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC).

Assessoria de Comunicação