sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ITAJUÍPE: HOMENAGEM AO SAUDOSO PREFEITO HUMBERTO BADARÓ

 

 
“O pesar de haver perdido não nos poderá jamais fazer esquecer a felicidade de o haver possuído”. Santo Agostinho

Homenagem ao saudoso prefeito Humberto de Oliveira Badaró. Se  estivesse vivo completaria hoje 96 anos.
Humberto de Oliveira Badaró na contemporaneidade, períodos pré e pós-emancipação de Itajuípe, foi uma das figuras mais marcantes na vida política de nosso município. Nascido em 21 de setembro de 1916, faleceu aos cinquenta e dois anos (incompletos) em 6 de julho de 1968. Filho de família de desbravadores das terras do cacau, o gosto pela política aflorou logo quando estudante, porém sem poder exercitá-lo em virtude do regime de exceção que a nação vivia sob a ditadura de Getúlio Vargas.
 
 Aos 31 anos de idade, nas primeiras eleições livres após a ditadura de Vargas, elegeu-se vereador pelo município de Ilhéus, como um dos representantes do distrito de Itajuípe, para o período 1948/1951. Ativista do movimento emancipacionista foi escolhido como secretário do Comitê Pró-Emancipação, sendo o segundo signatário do manifesto encaminhado ao Governador Régis Pacheco e à Assembleia do Estado. Membro do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) teve influencia na escolha e eleição dos dois primeiros prefeitos do município recém-criado, respectivamente Firmo Benardino dos Santos e Domingos Chaves.
 
 Eleito prefeito do município em 1962, governou até abril de 1967, sendo considerado o prefeito que abriu o caminho para administração futuras, pois com uma visão administrativa de longo alcance, mapeou o antigo bairro da Valeta, abrindo ruas para construção de casas, doando terrenos de sua propriedade para a municipalidade construir obras para a coletividade, construiu a quadra de esportes na rua Alcino Nascimento, urbanizou a praça José de Anchieta, nas Pitangueiras, deu acesso à porta principal da igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus para automóvel, substituindo o antigo calçamento de pedras brutas por paralelepípedos e abrindo em forma de cálice a entrada e saída de veículos para aquele local. Entretanto, a marca material maior de sua administração em Itajuípe foi a “descoberta” da lagoa à entrada da cidade, que como cartão de visita, é um dos mais belos da região cacaueira. Humberto Badaró foi uma liderança política inconteste em Itajuípe, e tem homenagem com estádio, praça e a própria lagoa que leva o seu nome e que deu outro visual e referencial a cidade.

Fonte: Livro Memória Histórica de Itajuípe
Autor: Vicente Pires