quinta-feira, 1 de março de 2012

BRASILIA: SENADORA QUER MULHERES E LIDERANÇAS SOCIALISTAS NA LIDERANÇA DO PSB.

Senado Federal - 01/03/2012

A senadora Lídice da Mata (BA) agradeceu aos colegas do Partido Socialista Brasileiro, Antonio Valadares (SE), Rodrigo Rollemberg (DF) e João Capiberibe (AP) pela confiança da bancada ao nomeá-la nova líder do PSB no Senado. Foi o primeiro discurso de Lídice da Tribuna da casa desde a data em que oficialmente sucedeu Valadares na liderança da legenda.

"Agradeço a oportunidade de poder ser a primeira líder mulher do PSB no Senado neste ano de 2012, que coincide com o aniversário de 80 anos do voto feminino no Brasil, data extraordinariamente importante, que nos deixa muito felizes com o que pudemos alcançar e muito tristes com o pequeno número de mulheres que dela podem participar no parlamento brasileiro", declarou Lídice, referindo-se à representatividade feminina de pouco mais de 12% no Senado e inferior a 10% na Câmara.

"Isso torna obrigatório o nosso compromisso de lutar por uma reforma política que crie uma política compensatória e indutora de uma presença maior e mais rápida da participação feminina no parlamento nacional”, afirmou a socialista.

"Estou ciente da enorme responsabilidade de garantir e honrar a herança e o exemplo de vida de um partido que tem entre seus líderes expressões como as de João Mangabeira, Antônio Cândido, Sérgio Buarque de Holanda, Miguel Arraes", ressaltou.

O senador Rodrigo Rollemberg pediu um aparte para cumprimentar e desejar sucesso a Lídice. "Sinto-me muito honrado em tê-la como líder e cumprimento aqui o senador Valadares que tão bem nos conduziu até o ano passado. O PSB é um partido que vem crescendo de forma consistente, elegeu seis governadores, dois deles entre os três mais bem avaliados do País. Desejo muito sucesso a Vossa Excelência e tenho a certeza que com toda a sua experiência de ex-constituinte, ex-prefeita e ex-deputada certamente saberá conduzir bem na nossa bancada", afirmou.

A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), que presidiu a sessão, também parabenizou e desejou sucesso a Lídice.

"Este sucesso só será possível se eu expressar a unidade política que caracteriza a bancada do PSB", pontuou Lídice, agradecendo aos colegas. "O PSB irá defender nesta Casa princípios de defesa da liberdade e democracia. Estas duas palavras que, unidas, formam nosso slogan inovador como força partidária de uma época em que era difícil falar em democracia como um valor da esquerda, bandeiras que para muitos pareciam contraditórias, mas que hoje podemos comemorar que sejam valores básicos de muitas correntes socialistas".

Assessoria de Imprensa da Senadora Lídice da Mata