sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BRASIL:LÍDICE É A NOVA LÍDER DA BANCADA DO PSB NO SENADO.


O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) comunicou , durante sessão pelnária a decisão consensual da bancada socilaista pela escolha da Senadora Lídice da Mata para liderar o partido no Senado Federal.


"Que a senadora Lídice da Mata consiga realizar um bom trabalho, capacidade não lhe falta. Foi uma grande prefeita de Salvador e elegeu-se senadora com milhões de votos, numa demonstração mais do que eloquente da sua capacidade política, do reconhecimento que o povo da Bahia tem pela sua integração com o desenvolvimento do Estado que ela representa condignamente aqui no Senado", destacou Valadares.


O requerimento da autoria da Bancada do PSB, foi assinado por Valadares e pelos outros dois representantes da legenda na Casa, os senadores João Capiberibe (AP) e Rodrigo Rollemberg (DF). O acordo prevê um rodízio anual a fim de proporcionar a todos os membros a oportunidade de dirigir a bancada. Em 2013 será escolhido outro senador e assim sucessivamente até que o senador Antonio Carlos Valadares volte a ser líder, posição que ocupou nos últimos três anos.


"O senador Valadares coordenou a ação do partido mantendo o permanente diálogo com as demais lideranças. Darei continuidade a este diálogo e à postura política do PSB, que é a de manter a independência do partido sem deixar de apoiar o Governo nas questões que consideramos essenciais para o País", declarou a senadora Lídice da Mata. O PSB integra no Senado o bloco governista com PCdoB, PDT e PT.


"O PSB irá lutar para manter na pauta e fazer avançar a discussão da reforma política. Mesmo que as mudanças só tenham validade a partir de 2014, é preciso dar à população brasileira a esperança de um sistema eleitoral mais democrático", destacou a nova líder do bloco socialista, que acumula ainda a presidência da Executiva Estadual do partido na Bahia. "Temos muito trabalho pela frente, mas é possível conciliar as duas tarefas porque as eleições ocorrem somente no segundo semestre e haverá uma natural concentração de esforços do parlamento no primeiro semestre", prevê.


Além da reforma política, Lídice enumerou outros três temas centrais na pauta do Senado em 2012: a nova distribuição federativa, "particularmente na discussão sobre o ICMS e o Fundo de Participação dos Estados", o sistema de tramitação das medidas provisórias, que "exigirá um esforço junto à Câmara para devolver ao Senado suas prerrogativas", e o modelo de segurança pública no Brasil.
"Acho que está colocada na ordem do dia para o Brasil - e a Bahia é uma expressão disso - a discussão de um novo modelo de segurança pública no País", declarou em alusão aos movimentos grevistas da polícia militar que eclodiram recentemente em vários Estados, tendo como pano de fundo a pressão pela aprovação da PEC 300.


Para finalizar, Lídice acredita que será um papel fundamental de todos os líderes partidários em 2012 acompanhar passo a passo o desenrolar da crise econômica mundial e seus reflexos sobre o Brasil. "Numa economia globalizada, uma crise da dimensão que se abate sobre a Europa e os Estados Unidos mexe com o equilíbrio da economina no mundo inteiro e nós não podemos ignorar isso", ponderou. Representando o PSB, Lídice passa a integrar o Colégio de Líderes, que reúne-se semanalmente com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para discutir a pauta de votação da Casa. E como líder de um partido da base aliada, também passará a integrar o Conselho Político do Governo, formado ainda pelos presidentes dos partidos da base e pelos ministros para discutir a pauta do governo no parlamento.


Por: Assessoria de Imprensa

15/02/2012