sábado, 28 de julho de 2012

SUL DA BAHIA: PORTO SUL É FORTALECIMENTO DA ECONOMIA DA REGIÃO.




A região Sul da Bahia vive uma profunda crise, desde que a lavoura do cacau entrou em declínio. Muitas pessoas da região estão depositando no Porto Sul as esperanças de desenvolvimento regional. Ilhéus, por exemplo, segundo levantamento do Censo 2010 do IBGE, registrou queda no número de habitantes. A região do litoral sul da Bahia ainda sente os efeitos negativos do declínio da lavoura cacaueira. A participação de Ilhéus e Itabuna na economia baiana caiu de 5,3%, em 1999, para 3,1%. Como em toda crise econômica, o maior ônus recai sobre os mais pobres, o que provocou um grande êxodo rural, que se assentou em um cinturão de ocupação irregular nos arredores das duas cidades.


É muito clara a oportunidade de desenvolver a região, implantando um sistema de logística, que incrementará toda a economia. A região, que está com seu Produto Interno Bruto (PIB) estagnado, terá com a implantação do porto a geração de emprego, renda e oportunidade de ter um novo distrito industrial.


Além disso, o sistema demandará melhoria de infraestrutura para toda a região, nas áreas viária, de habitação, saneamento, abastecimento, educação e saúde. São questões de muita importância para a região, onde, citando apenas o exemplo de Ilhéus, onde 34,5% dos domicílios não têm acesso à rede de esgoto. Tudo isso faz parte do programa proposta para implantação do Porto Sul.