quarta-feira, 4 de abril de 2012

BRASILIA: ROMÁRIO EMPLACA QUATRO EMENDAS NA LEI DA COPA


Durante a votação da Lei Geral da Copa, na última semana, o deputado Romário (PSB-RJ) mostrou aos parlamentares, em plenário, a mesma habilidade que apavorou zagueiros nos gramados do mundo quando ainda defendia a seleção brasileira de futebol.

Decidido a não restringir o debate apenas à liberação ou proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante as Copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, no ano seguinte, o Baixinho foi adiante. Com desenvoltura, preferiu abordar temas mais sociais e despertou a atenção dos colegas.

Costurou acordos, driblou líderes partidários e, no último minuto, ainda fincou sua bandeira em defesa das pessoas com deficiência por meio de emenda ao Projeto de Lei 2330/11, enviado pelo Executivo com as regras impostas pela Fifa.

Membro titular da comissão especial formada para analisar a Lei Geral da Copa, Romário conseguiu convencer o relator do projeto, Vicente Candido (PT-SP), a acatar três sugestões e uma emenda à lei no parecer final. "Fiquei muito feliz por ter sido atendido pelo relator e por ter conseguido colocar três sugestões e uma emenda na lei", comemorou.

A pedido de Romário, Vicente Candido incluiu no texto a aplicação voluntária pela Fifa, para o incentivo à prática esportiva das pessoas com deficiência e para o apoio às pesquisas específicas de tratamento das doenças raras, outra causa defendida pelo ex-jogador.

Mais uma mudança importante sugerida pelo socialista foi a inclusão de parágrafo possibilitando acordo entre a Fifa e a União para viabilizar o acesso e venda de ingressos para as pessoas com deficiência.

Insatisfeito com a situação dos idosos durante o Mundial de Futebol, Romário também garantiu a vigência do Estatuto do Idoso na lei. Antes da intervenção do deputado carioca, os idosos estavam contemplados apenas na cota social da Copa. No fim, a meia-entrada prevista nesta lei federal também será aplicada na aquisição de ingressos em todas as categorias.

A última alteração feita pelo relator, a pedido de Romário, foi a inserção de dispositivo para não prejudicar as atividades dos comerciantes já estabelecidos nas áreas de exclusividade dos locais oficiais de competição.

Mas nem mesmo tendo suas emendas acatadas, o ex-jogador amenizou as críticas. Conhecido por seus comentários incisivos sobre a organização da Copa do Mundo, Romário disparou: "A Lei Geral da Copa chegou muito negativa para o povo brasileiro, mas dentro do que nós deputados poderíamos fazer, nós fizemos. Elá ainda está longe do ideal, mas o resultado foi satisfatório".

Impressionada com o desempenho de Romário e com a gentileza do relator em acatar tantas sugestões de um membro do partido, a líder do PSB na Câmara, Sandra Rosado, retirou destaque da bancada e agradeceu publicamente Vicente Candido. “Em acordo com o relator da proposta, retiro o destaque apresentado pela bancada socialista e o agradeço por acatar nossas sugestões”, concluiu.

Liderança do PSB na Câmara