quarta-feira, 11 de maio de 2011

ITAJUÍPE: PROFESSORES LOTAM CASARÃO E FAZ FERVER MOBILIZAÇÃO PELO PISO JUSTO DA EDUCAÇÃO





Pelo menos 120 professores participaram da Assembléia Geral da categoria nesta terça-feira (10/05), no “Casarão da Praça”. A mobilização dos profissionais da educação está sendo por conta do piso salarial mais justo para a categoria e ajuste no plano de cargo.


No mês passado a pedido do sindicato APLB, a Câmara de Vereadores rejeitou anteprojeto de lei do prefeito MD que concedia aumento de 5,62%. A categoria alega não ter sido chamada a dialogar com a Secretaria de Educação. A APLB reivindica aumento de 9,91%, valor abaixo do piso nacional 15,85%. Sem acordo os Vereadores reunidos vetaram o anteprojeto do prefeito por unanimidade.


A Secretaria de Educação argumenta não dispor de recursos suficientes para cobrir a proposta da categoria. A secretária Márcia Lima enviou documento ao sindicato dizendo que não existe possibilidade de proposta diferente (5,62%), pois a proposta da SEC foi estudada e calculada exaustivamente. O que pode ser feito é, majorar alguns centavos para enviar um novo anteprojeto a Câmara de Vereadores.


Diante do impasse a coordenadora da APLB (núcleo Itajuípe), professora Ana Cristina Oliveira lamenta a falta de dialogo da SEC para com o sindicato. “Acredito se fizer reajuste necessário na folha de pagamento com objetivo de aperfeiçoar os recursos destinados à educação não será preciso diminuir, tirando dos profissionais da educação para resolver problemas da administração”. Os professores entendem para chegar ao consenso a gestora dos recursos do Fundeb tem que abrir as contas publica para uma comissão de “técnicos” avaliarem, se existe contabilmente viabilidade ou não de cobrir o piso desejado pela classe. A SEC está rejeitando a proposta.



Segundo informações que chega a este blog a folha de pagamento da educação está “inchada” com desdobramentos de funcionários tidos como “afilhados políticos” do prefeito e, pessoal que recebe pela SEC prestando serviços em outras secretarias. “O grande problema é que a Secretaria de Educação não faz a gestão plena dos recursos do Fundeb. Os recursos são geridos pela Secretária de Administração e Finanças com desvio de função para outros pagamentos”. - Diz o informante.


Participaram também da assembléia os vereadores Vinicyus Guimarães e Gean de Vasconcelos. Em seus discursos apoiaram a categoria pela determinação e permanência firme na luta pelo piso justo. O Vereador Vinicyus Guimarães disse ainda lamentar os professores estarem degustando do dissabor e desrespeito do prefeito para com as demandas justas que são reprimidas pelo governo “Participação e Cidadania”. Segundo a coordenadora da APLB, professora Ana Cristina a classe vai continuar unida como parte da “Semana da Mobilização pela Educação”.



Na próxima sexta-feira (13/05), nova assembléia será deflagrada. O ato acontecerá no “Casarão da Praça” às 15h. Desta vez com a presença de sindicalistas de Ilhéus que conseguiram aumento do piso em 15,85%, mês passado na cidade das praias. Os palestrantes vão falar sobre a gestão dos recursos do Fundeb.