quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VEREADORES CONSTATAM ABANDONO NO COLÉGIO DIÓGENES VINHAES

Atendendo aos reclames de pais de alunos e da diretoria da Escola Diógenes Vinhaes, em Itajuípe, os vereadores Edmilson Borges e Gean Silva, participaram na última quinta-feira (21) de uma inspeção in-loco das instalações da escola, que precisa urgentemente de uma reforma geral em toda a sua estrutura. Entre os problemas detectados estão a precariedades das estruturas físicas, funcionamento insuficiente dos banheiros masculino e feminino, sem descargas, torneiras e o sistema de esgotamento sanitário entupidos, gerando desconforto aos alunos, pois os dejetos não têm fluxo, exalando um odor insuportável, além do aspecto aterrorizante, porque até mesmo a higiene que é realizada, parece não acontecer, motivando a subtração de alunos, pois os pais alegam que preferem colocar os filhos em uma escola com uma estrutura melhor.

Para a direção da escola devido ao estado caótico da quadra poliesportiva no ano letivo de 2010 os alunos não tiveram aula prática de Educação Física, frisando ainda que a prática seja de primordial importância para o desenvolvimento físico, motor e intelectual do aluno. No ano passado o colégio recebeu do Ministério da Educação dois computadores para os alunos especiais e, estes não fizeram uso dos bens por falta de espaço, vez que a sala disponível para instalação dos computadores está comprometida pela infiltração.

A diretoria do colégio informou aos vereadores que no último dia 13 de janeiro foi enviado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer um relatório informando as deficiências existentes e solicitando intervenção urgente para sanar os problemas apontados, porém até o momento preposto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano só providenciaram o desentupimento dos esgotos, porém de forma precária.

Após a inspeção o vereador Edmilson Borges frisou que este é o retrato fiel de como o poder público municipal vem tratando a área de educação sem se preocupar com a conservação das estruturas físicas das escolas, abandonando a própria sorte os professores, funcionários e alunos que buscam em suas limitações amenizar os problemas.

O vereador Gean Silva, enfatizou que mesmo com a apresentação de um Pedido de Providencia assinado por todos os vereadores solicitando do executivo empenho no sentido de promover uma reforma geral do colégio datado de 20 de abril de 2010, não foi levada em consideração pelo Executivo Municipal.

Após a inspeção os vereadores estão elaborando um relatório listando as irregularidades encontradas que serão enviadas ao Executivo Municipal e ao representante do Ministério Público para as devidas providências.

fonte: blog - correio itajuipense