“Um credito para o desenvolvimento” foi o tema central do Fórum Regional da Micro e Pequena Empresa realizada no auditório da FTC em Itabuna, segunda-feira (25/10). O evento teve quatro palestras com profissionais de diversas áreas. “A importância do agronegócio para o desenvolvimento regional” ministrada por Wallace Setenta – Presidente do Sindicato Rural de Itabuna. “Marketing Pessoal” ficou por conta do professor universitário Gustavo Suzart, da Absoluta Comunicação e Marketing. “A importância da Consultoria Empresarial do Desenvolvimento dos Pequenos Negócios - Empresas Junior” tiveram como palestrantes os jovens das Empresas Juniores, da FTC – Albert Vicente, Tony Pinheiro (Consult Junior – UNIME), João Hortolani (Cia jr UESC). Para encerrar o ciclo de palestras Alexandro Dantas, consultor empresarial ministrou o tema “Estratégia de Vendas pela Internet”. Um dos temas que chamou atenção foi os trabalhos desenvolvidos pelas “Empresas Juniores” em nossas região. Estudantes da UESC, UNIME e FTC prestam assessoria a pequenos empresários a custo baixo, com planos de negócios e supervisão das entidades acadêmicas – uma espécie de laboratório para os estudantes e empreendedores. Segundo Valdir Ribeiro, presidente da AMPESBA (Associação das Micros e Pequenas Empresas do Estado da Bahia) encontros como esses estão sendo muito importantes para encontrar soluções para o desenvolvimento econômico da região. Erê participou do fórum pela segunda vez, representando o MJPI (Movimento Jovem para o Progresso de Itajuípe) e destaca que só através do dialogo, trocando informações, idéias será possível se organizar e fortalecer nossa região.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
ERÊ PARTICIPA DE FÓRUM DO EMPREENDEDOR NA FTC EM ITABUNA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ITAJUÍPE FRAGMENTA CONTRATO PARA FUGIR DE LICITAÇÃO
Conforme contratos, 433/2010, 467/2010, disponível no próprio "Diário Oficial" do município de Itajuípe na internet. A Secretaria de Educação efetuou contrato fragmentado com a empresa “Macuco Transporte Ltda.”, possivelmente para fugir de licitação. Segundo a lei 8666/03, o município não pode comprar ou contratar serviços acima de 8 mil, sem licitação. Nos contratos a Secretaria de Educação locou por dois meses (setembro/outubro), um ônibus no valor de 8 mil reais,para transportar alunos das escolas do campo e um caminhão basculant no valor de 5.300,00 reais, para coleta de lixo e “encascalhamento” das estrada vicinais. O estranho é que a secretaria não tem nada a ver com "cascalho". Por se tratar da mesma empresa os contratos deveriam ser único. Estranho também é a forma como a secretaria contrata os automóveis para prestação de serviços publico - todos sem exceção ligados ao grupo político partidário do prefeito MD, sem obedecer princípios da impessoalidade, legalidade e moralidade da administração pública. Com a palavra os vereadores e Ministério Público.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
ACONTECEU NA CÂMARA DE VEREADORES
MINISTÉRIO PÚBLICO
O MP enviou à câmara de vereadores oficio para que os parlamentares vistoriem a reforma feita pela prefeitura no ginásio de esportes. O espaço esportivo foi interditado pelo MP em 16/07/09, devido precariedade da estrutura física. Perguntar não ofende: porque será que a câmara de vereadores ainda não enviou para o mesmo MP, o parecer da vistoria “in loco” feita pelos mesmos nas escolas do campo?
ORÇAMENTO 2011
Vai tramitar esta semana na câmara de vereadores o orçamento do município de Itajuípe para o ano 2011, passará pela comissão de finanças pode sofrer emendas dos parlamentares e irá ao plenário. O orçamento tem que ser construído com participação, transparência e necessidades, interesses da comunidade.
Os vereadores aprovaram por unanimidade(21/10) requerimento número 12, que intima o chefe de gabinete do prefeito MD, dá esclarecimento quanto sua função como secretário de governo.
Na justificativa o presidente da câmara “Zezinho Mansur” diz tratar-se de explicações sobre pedidos e requerimentos enviados à prefeitura que estão em atraso, mas, nos bastidores trata-se de uma possível ofensa verbal que o secretário teria feito aos vereadores classificando-os pejorativamente – “Vereadorzinhos de merda”, o tempo fechou para Barbosa.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
COPA DE RUA DO ACÁCIO ALMEIDA TERMINA COM SUCESSO
Final com os times da Rua M e C deu por encerrado a “1º Copa de Rua” do Bairro Acácio Almeida. O certame foi organizado por moradores da comunidade Waldson, Dandão e Magrão. Durou aproximadamente dois meses, sagrou campeã após longa disputa dentro das quatro linhas a Rua C. Aos redores do campo os torcedores dos times finalistas aos batuques da charanga acompanharam a partida “adrenalinada” entre as equipes na disputa pelo titulo. A copa de rua teve cinco equipes. É uma modalidade esportiva na comunidade que disseminou pela iniciativa dos desportistas itajuípenses com muita criatividade devida falta de investimento do poder publico local no esporte amador. No encerramento da partida os organizadores premiaram com medalhas, troféus e jogos de camisas os atletas. Segundo Wadson e Dandão, é possível ajudar, mesmo não estando presente, prova foi à oferta da ex- prefeita Gilka Badaró. "Os patrocinadores forma muito importantes para o sucesso do campeonato" - Diz. Dandão. O vereador Gean de Vasconcelos também esteve presente e parabenizou os organizadores. Erê entregou troféu a equipe vice-campeã “Rua M”, uma oferta da ex-prefeita Gilka Badaró, em sua fala, Erê parabenizou o sucesso do campeonato e deixou a mensagem da ex-prefeita para os atletas, organizadores e comunidade.
PRESIDENTE DO PPS FAZ VISTAS NAS CONTAS DO PREFEITO MARCOS DANTAS E CONSTATA: “QUEIMA DE COMBUSTÍVEL”
O presidente do Partido Popular Socialista, Erenilson Santos (Erê,foto), solicitou nesta sexta-feira (14/10), pedido de vistas nas contas do município de Itajuípe, ano 2008, de responsabilidade do gestor público Marcos Barreto Dantas. O pedido de vistas nas contas publica foram feitas na segunda-feira (18/10). Nas contas rejeitadas devido fragmentação de compras para fugir de licitação, "vícios contábeis", posteriormente aprovadas com ressalvas pelo TCM/BA, foram constatados gastos excessivos com combustível, em três meses (setembro, outubro, novembro) na ordem de 284 mil reais. Em comparação com o ano de 2009, a diferença é de 140 mil reais. Segundo Erê, os gastos podem ser vistos em "sistema de gastos da educação" no próprio site do TCM, (www.tcm.ba.gov.br) na prestação de contas da Secretaria de Educação, pois a verba “queimada” em combustível saiu do FUNDEB, em ano eleitoral (2008). “Só para ter idéia, o valor “queimado” em combustível daria para ir 56 vezes à Alemanha; 71 vezes nos Estados Unidos; 14 voltas no globo terrestre” - Ilustra Erê.
Erê espera que os vereadores fiscalizadores, guardiões do erário público rejeitem as contas do prefeito que está em tramitação na casa Legislativa e envie decreto legislativo ao Judiciário para que se tomem as devidas providências.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
CARLOS AMORIM É PREMIADO PELA REVISTA SHOW BUSINESS

O promotor de eventos Carlos Amorim foi premiado em São Paulo (22/09), pela revista "Show Business", na categoria "Concerte Promoter", por sua contribuição ao mercado artístico musical brasileiro. Amorim é divulgador exclusivo dos artistas - Dory Casa Nova, Rafael e Gabriel, Opção 3, Uns Camarada, Zel e André dentre outros artista. A sua relação no mundo artístico vai desde a famosa banda "Calcinha Preta" à artistas revelados por ele, novos talentos do norte e nordeste do Brasil.
VEREADOR EDMILSON BORGES SE ARREPENDE DE TER VOTADO NAS CONTAS REJEITADAS DO PREFEITO MARCOS DANTAS.
O Vereador Edmilson Borges (foto) - bancada do prefeito Marcos Dantas disse ter se arrependido de votar nas contas rejeitadas do prefeito na primeira "gestão". Segundo Edmilson que foi reeleito pelo grupo do prefeito em 2008, pensou ao votar nas contas rejeitadas do prefeito que o mesmo iria se posicionar como um gestor aberto ao diálogo, mas, infelizmente nada mudou. "Prova está nos descaso das escolas do campo e Diógenes Vinhaes (Centro) que estão com banheiros danificados e o PSF (Programa de Saúde da Família), do Sequeiro Grande sem reformas na estrutura física". O vereador que vem fazendo visitas "in loco" nos prédios públicos diz está completamente decepcionado com a “gestão” do prefeito. Os alunos e professores das escolas do campo são obrigados a fazerem necessidade fisiológica no matagal. No dia 08 de abril deste ano, os vereadores realizaram audiência publica na Câmara até agora nada foi feito para resolver o problema. Nesta quinta-feira (14/10) o vereador Edmilson Borges disse – os alunos da rede publica de educação estão se alimentando de mão, "sem talher" por conta da Secretaria de Educação não informar o cardápio antecipadamente, pois os alunos levam o "talher" de suas casas. A polêmica da Educação, não para – em 2008, o prefeito gastou 284 mil reais, dinheiro do FUNDEB, (setembro, outubro e novembro) em combustível. Em comparação com o ano de 2009, a diferença é de 140 mil reais, porém ate agora nem a Câmara de Vereadores e Ministério Publico tomaram providencia sobre o descaso com o dinheiro da educação, que deveria ser investido em prol dos estudantes.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
OUVIDOR DA PREFEITURA DE ITAJUÍPE RECEBE SEM TRABALHAR
O vereador "Gean de Vasconcelos" afirmou nesta quinta-feira (14/10) no plenário da câmara de vereadores que o "ouvidor" do município de Itajuípe - Ivan Júnior recebe da prefeitura sem ao menos ter um local de trabalho especifico. “A ouvidoria do municipio não tem endereço, sala nada que identifique o desenvolvimento do trabalho do titular da pasta”. - Denuncia o parlamentar. O cargo segundo o presidente da câmara de vereadores "Zezinho Mansur" foi criado em 2009, se funcionasse de direito seria um canal muito importante para encurtar a distancia entre o poder executivo e o cidadão. Infelizmente o cargo foi criado pelo prefeito para dá emprego, “apadrinhado político" não para servir à comunidade, se houvesse efetividade seria importante para sanar problemas dos munícipes. - Diz Mansur.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
MORRE EDVAL LUCAS
R$ 50 reais: imagens revelam esquema de compra de votos na cidade de Itajuípe

Tafarel aparece pagando eleitores e apontando em quais candidatos as pessoas deveriam votar em troca do dinheiro. “É esse aqui, ó. É 12.580 Paulo Câmera e 1.234 Félix Júnior”. Tafarel destaca que só devem ser pagas pessoas de confiança, votos certos. “Na hora de gastar, tem que ser na pessoa certa”. E acrescenta. “Aqui cada um consegue dois votos. Eu dou R$ 50 pra votar e ele consegue um da família. Se a gente passa de 150 votos, ele (o candidato) prometeu um churrasco Fonte: http://www.correio24horas.com.br/
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
JOGO FRANCO
Por: Erê
PREFEITO MARCOS DANTAS TRAI COMERCIO DE ITAJUÍPE
sábado, 9 de outubro de 2010
PREFEITO TENTA ENGANAÇÃO COM FESTA DAS CRIANÇAS
Durante o período de eleição o prefeito MD, fez o que não é permitido por lei - usou da máquina administrativa para propagar convite da "festa das crianças" dando sentido como se fosse o financiador do evento. O anuncio diz - "... eu tio Marcos... e equipe convida...", o correto seria governo - "Participação e Cidadania", uma vez que o dinheiro investido no evento é público. Não é do tio, nem da sobrinha tampouco da equipe, sim do povo de Itajuípe que paga seus impostos corretamente em dia. Outro absurdo é que o prefeito preferiu comprar (ele mesmo pessoalmente) os brinquedos para distribuir para as crianças no comercio do estado de São Paulo. Dessa forma enfraquece cada vez mais o comercio local. O dinheiro do município é bom que invista e circule no comercio local.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
MESA DIRETORA DA CÂMARA TIRA MÁRCIO BARBOSA DE PAUTA
O requerimento de autoria do vereador "Vam Baster" que pedia esclarecimentos ao secretário municipal Márcio Barbosa (chefe de gabinete) sobre possível ofensa a casa legislativa foi tirado da "ordem do dia" nesta quinta-feira (07/10) pela mesa diretora da Câmara. Barbosa segundo o vereador "Gean de Vasconcelos" teria dito "Vereadorzinhos de merda" numa resposta a um munícipe que o indagou sobre o abandono do Bairro Acácio Almeida que os vereadores vêm constantemente debatendo. Ao tirar o requerimento de pauta o secretário Edmilson Borges, justificou "erro de redação", porém na próxima sessão 14/10 (quinta-feira) o documento que pedirá esclarecimento ao secretário das suas funções voltará à ordem do dia. Ainda na sessão desta quinta-feira, o vereador Vinícyus Guimarães lembrou que o requerimento que pede explicações sobre o "roubo do barracão" e às obras TPM (tudo pela metade) do prefeito ainda não foi respondido.
PASTOR JOSÉ REIS DE OLHO NO FUTURO

quarta-feira, 6 de outubro de 2010
VEREADORES AJUDAM NA DERROTA DOS CANDIDATOS DO PREFEITO
DE QUEM É A CULPA?
terça-feira, 5 de outubro de 2010
ITAJUIPENSES QUEREM GILKA BADARÓ DE VOLTA.
Bastou pisar os pés em Itajuípe (02/10), para recepcionar o governador Jacques Wagner em evento político (carreata, caminhada) pelas principais ruas da cidade, a ex-prefeita Gilka Badaró recebeu o afeto do povo itajuípense, principalmente da juventude. Por onde passava os moradores acenava, jogava beijos. A ex-prefeita foi aclamada pelos jovens, muitos foram os pedidos para seu retorno à sua terra mãe e a política. A filha ilustre de Itajuípe visitou as comunidades da Beira Rio, Acácio Almeida e Distritos. Foi na feira livre (sábado 03/10), que multidão abraçou e pediu seu retorno para uma possível candidatura 2012. Gilka Badaró é funcionaria da UPB (União dos Prefeitos da Bahia), em Salvador.